domingo, 4 de abril de 2021

Matéria - Entrevista com a Contadora de História, Iara Lima

Texto: Thaís Souza           Digitação: Thaís Souza      Entrevistada: Iara Lima


Esta semana, estamos tendo a honra de contar com a participação da contadora de história, Iara Lima, no nosso Blog.

A Iara Lima é uma contadora de história de mão-cheia, na cidade de Campos. Não conheço a Iara pessoalmente, mas, tive a honra de participar de uma live, no Instagram dela; que podemos dizer que foi um verdadeiro sucesso.

Fiz o convite para Iara, para participar do nosso Blog, com uma entrevista e ela topou, fiquei muito feliz, por ela ter aceitado o convite.

Então aqui nesta nossa entrevista, a Iara vai estar nos contando como é ser uma contadora de história e o que lhe motivou a ser uma contadora de história, e outras coisas mais.

Antes de começar a nossa entrevista, gostaria de agradecer a Iara, por ter aceitado o nosso convite, para participar do Blog de Matérias e Anúncios, com Thaís Souza. Estamos muito felizes, em poder contar com a sua participação. Então vamos dar início a nossa entrevista.

 

Iara, conte-nos um pouco o que lhe motivou a ser uma contadora de história?

Resposta:Comecei naturalmente por ter um filho pequeno que me dava trabalho na hora de dormir combinávamos de  contar três  historias e como não queria contar três historias contava uma e alongava bastantes (risos ) coloca mil . E contava também para os meus sobrinhos e depois fiz um curso que caiou de paraquedas - com Maria Pompeu de 03 dias , foi um aprofundamento e novo olhar em contacao de historias Amaury também  coordenou a oficina , a partir da li não consegui mas me afastar , em seguida criei o Grupo Faz de Conta com lala ferreira , Leila Cabral  e Neide Brasil. E la se vai 23 anos .  

Imaginamos que contar histórias te dar muito prazer, principalmente quando a criança está curtindo a história. Você tem alguma história que te emocionou, durante uma contação de história, que você pode estar nos contando?

Resposta: Uma das historia que me emociona e também já presenciei  relatos foi a do Patinho Feio , o conto da figueira ouvi senhoras chorando por que lembrou da infância. E tem uma historia que conto também que e o do boneco de massa que muito pais me contavam depois que a frase principal do filho não era   esquecida . Virava brincadeira entre a família.

Como contadora de história, você também é escritora, ou melhor, você tem algum livro ou deseja escrever um livro infantil?

Resposta: Eu tenho três histórias originais que ainda não publiquei ( esperando uma editora ) rsrsrs mas tive conversa com dois editores ficaram de dar a resposta  . Mas estou criando uma quarta para este atual momento . Mas estou descobrindo um caminho para lançar estas historias .   

 

Você se tornou uma grande contadora de história, mas, imaginamos que você enfrentou várias dificuldades. O que lhe motivou a não parar?

Resposta: Em sempre acreditar, quando comecei aqui poucas pessoas tinham conhecimento aqui na região e pouco se falava no assunto, foi um trabalho árduo ate entender com um trabalho artístico. E na trajetória do grupo nunca paramos estamos sempre se atualizando com cursos, livros. E também no caminho encontramos  pessoas que acreditou muito no nosso trabalho a PMCG na ocasião chamava muito o grupo para se apresentar no Cafe Literário através de Antonio Roberto , e a própria cidade  sempre nos apoio , mas o trabalho da arte em geral a cultura e pouca valorizado no Pais como um todo . 

 

Nesta pandemia todos nós tivemos que nos reinventar. Conte-nos como que está sendo neste período, para você?

Resposta:

 

Que mensagem que você pode estar deixando, para as pessoas que desejam ser contadora de história, mas tem algum receio:

Resposta: Na verdade todos somos contadores de historias 24 horas contamos historias o que diferencia e a forma que você  conta esta historia - o lema do grupo e  - O que torna a historia interessante e a forma de conta-la - e  o grupo acredita nesta frase e faz   cada vez mais pesquisa e aprimoramento para deixar a historia cativante. 

 

 

Thaís Souza: Bom Iara, estamos chegando ao final da nossa entrevista. Gostaria de lhe agradecer mais uma vez, foi muito bom contar com a sua participação, no Blog de Matérias e Anúncios, com Thaís Souza, que Deus lhe abençoe grandemente. Peço desculpas, por algum erro de português, pois, estou sempre procurando a me aperfeiçoar, no português. Deixe aqui suas palavras finais sobre a sua participação, e fique bem à vontade para divulgar o seu trabalho, para os nossos seguidores.

Iara Lima:  Agradeço a você por este espaço e por esta troca que fizemos, eu nesta segunda feira estarei em uma entrevista Eric Tenor no instagram conexao cultural as 21 horas.

Estou nas redes sociais - facebook  iara souza lima , instagram iaralimahistorias, tik tok , twiter, likedim e tambem com um canal no you tube  e vem mais novidades boa. Muito obrigada.

 

E parabéns pela sua determinação e poesia. 

2 comentários: